image em destaque image em destaque

A solução que sua empresa precisa está aqui!

Selecione um dos recursos abaixo e aumente o desempenho da sua empresa.

7 formas de usar o capital de giro para o crescimento da empresa

Quais são as principais formas de usar o capital de giro para o crescimento da empresa? O capital de giro é o fator mais importante na capacidade de crescimento de uma empresa. É um dos únicos fatores que podem tirar uma empresa de problemas se ela cair em dificuldades financeiras. Ele pode ser usado de […]

Publicado: 13 abr 2022

7 formas de usar o capital de giro para o crescimento da empresa

Quais são as principais formas de usar o capital de giro para o crescimento da empresa? O capital de giro é o fator mais importante na capacidade de crescimento de uma empresa. É um dos únicos fatores que podem tirar uma empresa de problemas se ela cair em dificuldades financeiras.

Ele pode ser usado de várias maneiras e nem sempre é fácil usá-lo com sabedoria, já que fornece a uma empresa o poder de crescer, mas esse crescimento também pode ter um alto custo se não for gerenciado adequadamente.

As empresas devem se concentrar em administrar o capital de giro com eficiência enquanto estão crescendo e estar atentas ao usar esse recurso precioso como alavanca ao negociar com credores ou fornecedores.

Antecipação de recebíveis e suas fases
Fonte: Envato

Ou seja, o poder do capital de giro para aumentar o crescimento da empresa é imenso. Uma empresa com muito capital de giro terá mais flexibilidade para aproveitar as oportunidades e também poderá enfrentar desafios inesperados.

No nosso novo artigo, vamos falar um pouco sobre as 7 formas de usar o capital de giro para o crescimento da empresa. Quer entender melhor o assunto? Confira nosso conteúdo completo logo abaixo e fique por dentro das novidades no nosso blog.

7 formas de usar o capital de giro para o crescimento da empresa

O capital de giro pode ser usado como ferramenta de investimento pelas empresas para o crescimento de suas marcas. Ele pode ser usado para comprar estoque e pagar fornecedores sem esperar pelos fundos dos clientes.

Também é frequentemente visto como um veículo de investimento porque fornece à empresa acesso a dinheiro que pode ser usado para crescimento, mas não precisa pagar o empréstimo até mais tarde.

Dessa maneira, podemos perceber que o capital de giro é a alma de um negócio. É um ingrediente essencial para garantir que uma empresa possa crescer e prosperar. Aqui estão 7 maneiras de usar o capital de giro para o crescimento da marca:

Diferença entre antecipação e empréstimo
Fonte: Envato

Invista em novos produtos ou serviços

O termo “capital de giro” é usado para descrever dinheiro e outros ativos que estão disponíveis para uma empresa para financiar suas operações, incluindo a compra de estoque e investimentos em novos ativos.

Investir em novos produtos ou serviços é uma das formas de utilizar o capital de giro para o crescimento da empresa. A empresa, se quiser crescer, precisa investir em novos produtos e serviços. Investir em uma ideia para um novo produto ou serviço é investir no futuro da empresa.

Invista em novos produtos ou serviços
Fonte: Freepik

Precisamos entender que nem todos os investimentos serão bem-sucedidos, mas isso é apenas parte do processo. É necessário correr riscos e tomar decisões com base em dados e pesquisas, e não em nossa própria intuição. Torna-se essencial que as empresas invistam em seu futuro, pois isso aumentará significativamente suas chances de sucesso.

Essa é uma prática muito comum entre as empresas, pois elas conseguem gerar mais receita dos clientes existentes com essas adições, além de atrair novos clientes. As empresas também podem reinvestir esse trabalho em estratégias de uso do capital para pagamento antecipado de fornecedores.

Invista em campanhas de marketing e publicidade

Investir em campanhas de marketing e publicidade também é uma das formas de utilizar o capital de giro para o crescimento da empresa, já que as campanhas de marketing e publicidade ajudam as empresas a gerar receita e atrair clientes.

O marketing e a publicidade podem ser feitos de várias maneiras, incluindo mídia tradicional, marketing digital e mídia social. A forma mais popular de marketing é o marketing digital porque é econômico e tem um rápido retorno do investimento.

Invista em campanhas de marketing e publicidade
Fonte: Freepik

O principal objetivo de qualquer campanha de marketing é criar consciência sobre um produto ou serviço que a empresa oferece. As campanhas de marketing também visam educar os consumidores sobre os benefícios de usar um determinado produto ou serviço.

Essas campanhas de marketing e publicidade também oferecem uma oportunidade para as empresas gerarem receita a partir de sua base de clientes existente, promovendo novos produtos ou serviços complementares ou relacionados aos que já oferecem.

Aumente os níveis de estoque

Há muitas maneiras de usar o capital de giro para o crescimento dos negócios, e uma delas é aumentar os níveis de estoque. A gestão de estoque é um dos aspectos mais importantes de uma empresa. Ele pode ser usado para o crescimento e para manter o fluxo de caixa.

O estoque pode ser aumentado solicitando mais matérias-primas, comprando mais produtos acabados ou até mesmo comprando novas máquinas que ajudarão a aumentar a capacidade de produção.

Essa abordagem é eficaz porque permite que a empresa gere receita mais rapidamente e, portanto, obtenha lucro mais cedo. Também permite que uma empresa tenha um estoque de produtos em caso de interrupções na produção ou no fornecimento (por exemplo, desastres naturais).

Aumente os níveis de estoque
Fonte: Freepik

Expanda sua base de clientes

Ampliar sua base de clientes é uma das formas de utilizar o capital de giro para o crescimento da empresa. Para expandir a base de clientes, as empresas precisam ter uma boa estratégia de marketing e um bom orçamento de marketing.

Elas precisam usar diferentes estratégias, como propaganda boca a boca, marketing de mídia social, e-mail marketing e assim por diante. As empresas também precisam ter um bom produto para que seus clientes comprem.

Por exemplo, se a empresa vende roupas, ela deve receber roupas que estejam na moda e bem desenhadas para que as pessoas as comprem.

Expanda sua base de clientes
Fonte: Freepik

Pague os devedores e fornecedores mais rapidamente

O pagamento e as condições de pagamento são os fatores mais importantes quando se trata de fazer negócios. Para crescer e expandir, as empresas precisam cuidar do seu fluxo de caixa. Uma maneira de fazer isso é pagar os devedores e fornecedores mais rapidamente.

O tempo que uma empresa leva para pagar seus devedores e fornecedores tem impacto direto no capital de giro da empresa. Quanto mais rápido os pagamentos forem feitos, mais capital de giro estará disponível para uso pela empresa. Isso ajuda no crescimento e expansão da empresa em termos de recursos, capacidade de produção, participação de mercado etc.

Assim, as empresas podem reduzir suas necessidades de capital de giro pagando seus fornecedores e devedores mais rapidamente. Isso os ajudará a reduzir seus problemas de fluxo de caixa, diminuir os custos de empréstimos e aumentar sua classificação de crédito.

Pagamento antecipado ajuda na credibilidade da empresa
Fonte: Pexels

Estenda seus prazos de crédito a clientes ou fornecedores

A ampliação dos prazos de crédito a clientes ou fornecedores é outra das formas de utilizar o capital de giro para o crescimento da empresa. Isso porque quando uma empresa estende seus prazos de crédito, ela não precisa pagar a mercadoria imediatamente. Em vez disso, paga mais tarde, o que dá à empresa mais tempo para gerar caixa e crescer.

Muitas empresas cometem esse erro por não entenderem que a concessão de crédito pode levar à perda de fluxo de caixa. Eles estenderão o crédito sem considerar como vão pagar o que devem no futuro. Quando isso acontece, muitas empresas têm problemas para pagar suas dívidas porque estão usando todo o seu capital de giro e mais um pouco.

Estenda seus prazos de crédito a clientes ou fornecedores
Fonte: Freepik

Use o capital de giro para comprar ações de mercado

Como sabemos, o capital de giro é o ativo de uma empresa menos seus passivos. É a quantidade de dinheiro no banco que pode ser usada para financiar as operações do cotidiano e cumprir as obrigações de curto prazo.

As formas mais comuns de utilização do capital de giro são a compra de participação de mercado, a expansão das operações e o investimento na empresa.

É importante saber usar o capital de giro para o crescimento da empresa. Uma maneira é usar o capital de giro para comprar ações de mercado. Isso pode ser feito comprando concorrentes menores, fundindo-se com outras empresas ou comprando suas ações em uma joint venture ou parceria.

7 principais dicas para valorizar o capital de giro da empresa
Fonte: Envato

Saber gerenciar o capital de giro é um grande diferencial para a empresa

Saber administrar o capital de giro é um grande diferencial para a empresa. Isso pode ajudá-los a serem mais competitivos no mercado e permitir que eles aproveitem oportunidades que outras empresas podem não conseguir.

Gerenciar capital de giro é um processo de gerenciamento de fluxo de caixa, estoque e contas a receber. As empresas precisam saber quanto dinheiro está entrando, quanto está saindo e quando serão pagos por suas faturas. Para isso, a empresa deve ter uma compreensão clara do custo de capital e deve saber qual é o seu custo de capital.

É importante saber a diferença entre capital de giro e investir em capital. Para ter um capital de giro saudável, é importante que eles gerenciem seu fluxo de caixa faturando seus clientes em dia e tendo linhas de crédito abertas com fornecedores.

Quais são as fases da recuperação de ativos
Fonte: Envato

Todo empreendedor precisa desenvolver habilidades de gestão financeira

As habilidades de gerenciamento financeiro são uma parte essencial do kit de ferramentas do empreendedor. É importante conhecer os conceitos básicos de orçamento, contabilidade e impostos. Todos eles são essenciais para operar um negócio de sucesso.

A principal razão pela qual é tão importante que os empreendedores entendam essas habilidades é que eles serão capazes de tomar decisões inteligentes e não acabar endividados.

A importância de entender sobre Recuperação de Ativos
Fonte: Envato

Um empreendedor deve ser capaz de prever receitas e despesas, entender suas demonstrações financeiras, entender como calcular lucros, prever o fluxo de caixa da empresa e saber a diferença entre um balanço e uma demonstração de resultados.

Ao desenvolver essas habilidades, os empreendedores podem economizar muito tempo e dinheiro, evitando erros dispendiosos em suas operações comerciais. Eles também podem gerenciar seu fluxo de caixa com mais eficiência, o que os ajuda a identificar novas oportunidades e a tomar melhores decisões sobre investimentos.

O capital de giro determina o sucesso de uma empresa?

Esta é uma dúvida muito comum, mas com a resposta mais objetiva possível. Sim, o capital de giro desempenha um papel crucial no sucesso de uma empresa. É o dinheiro que está disponível para fazer pagamentos de bens e serviços. A disponibilidade de capital de giro determina se uma empresa pode sobreviver ou não.

O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, como seu setor, como administra suas finanças, quanta dívida tem e quanto dinheiro gera.

Antecipação de recebíveis também pode ser uma solução para a sua empresa
Fonte: Freepik

O capital de giro é uma das fontes de recursos mais importantes para uma empresa efetuar pagamentos de seus passivos circulantes, como contas e salários, a fornecedores e funcionários. Se não houver capital de giro suficiente disponível, será difícil para a empresa cumprir suas obrigações no prazo e isso pode levar à falência.

Mesmo assim, existem casos em que algumas empresas têm um alto capital de giro, mas não estão indo bem porque não estão gerando receita suficiente para cobrir suas despesas. Outras empresas podem ter um baixo capital de giro, mas estão indo bem porque estão gerando mais receita do que suas despesas.

North Finance | Empresa de Antecipação de Recebíveis

Conheça nossos serviços

Agora que você já sabe quais são as principais formas de usar o capital de giro para o crescimento da marca, está na hora de investir mais na sua empresa e melhorar ainda mais sua capacidade econômica com antecipação de recebíveis ou diferentes linhas de crédito para a sua empresa. Para isso, conte com a North Soluções Financeiras.

Nossa empresa de antecipação de recebíveis trabalha com toda a segurança necessária para arcar com as despesas fixas e variáveis da sua companhia e, assim, te ajudar a movimentar o caixa e valorizar o capital de giro da sua companhia.

Com nosso serviço de recuperação de ativos financeiros, nós oferecemos diversos benefícios como:

  • Procedimentos amigáveis e judiciais de cobrança;
  • Cobranças em campo;
  • Atuação competente, dentro da legalidade e coerência.

Conte com um corpo jurídico próprio, que trata seu processo de perto, aliado à tecnologia de ponta que a North oferece. Assim, você não pode deixar de contar conosco para potencializar o setor financeiro da sua empresa e, assim, gerar ainda mais credibilidade a ela.

Além deste serviço de recuperação de ativos financeiros, ainda contamos com Antecipação de Recebíveis, Antecipação de Contratos, Antecipação de Fornecedores e Capital de Giro.

Nós possuímos um portfólio de produtos elaborado para impulsionar o crescimento de empresas de diversos segmentos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e sobre a missão da nossa empresa.