image em destaque image em destaque

A solução que sua empresa precisa está aqui!

Selecione um dos recursos abaixo e aumente o desempenho da sua empresa.

O que é recuperação de ativos e quais são suas principais fases?

Você sabe o que é recuperação de ativos e quais são suas principais fases? A recuperação de ativos financeiros é uma prática comum no setor empresarial. Isso é feito para evitar a perda de dinheiro e economizar recursos da empresa. Esse processo pode ser demorado, mas ajudará a empresa a recuperar seus ativos e evitar […]

Publicado: 2 fev 2022

Entenda mais sobre antecipação de recebíveis

Você sabe o que é recuperação de ativos e quais são suas principais fases? A recuperação de ativos financeiros é uma prática comum no setor empresarial. Isso é feito para evitar a perda de dinheiro e economizar recursos da empresa.

Esse processo pode ser demorado, mas ajudará a empresa a recuperar seus ativos e evitar perdas financeiras caso ela não seja a devedora. Em alguns casos, isso também pode facilitar a sobrevivência de outras empresas.

Para que as empresas recuperem seus ativos, elas precisam ter um bom entendimento sobre como executar esse processo, porque às vezes ele pode ser complicado.

O que é recuperação de ativos e quais são suas principais fases?
Fonte: Envato

Ou seja, a recuperação de ativos é um processo crucial para as empresas, mas o problema é que leva tempo. É por isso que eles precisam de uma maneira eficiente de fazer isso. Uma empresa especializada no assunto pode ajudá-los na recuperação de ativos.

Este conceito ligado a inadimplência e recuperação econômica desempenha um papel importante na vida de uma empresa, bem como de seus funcionários. Ativos perdidos geralmente são difíceis de substituir e, quando são perdidos em grande quantidade, podem causar uma grande perda de receita para a empresa.

Vale destacar que explorar o valor dos ativos financeiros pode aumentar as chances de sucesso de uma empresa. Por exemplo, melhorando a gestão do fluxo de caixa e o pagamento da dívida. À medida que as empresas recuperam seu fluxo de caixa, elas têm melhor acesso ao capital e podem reinvestir em suas operações ou diversificar em novos mercados.

Os benefícios dos empréstimos empresarial
Fonte: Freepik

O que é recuperação de ativos financeiros para as empresas evitarem a inadimplência?

A inadimplência é um dos motivos mais comuns de insolvência, portanto, é importante que as empresas tenham um plano em vigor para evitá-la. A recuperação de ativos pode ser feita por meio de etapas específicas, como negociação com credores e/ou trabalho com uma agência de cobrança de dívidas.

As empresas costumavam se recuperar de perdas financeiras garantindo empréstimos bancários. No entanto, essa estratégia não é eficaz devido ao alto juros de crédito.

A recuperação de ativos financeiros para empresas pode ajudá-las a se manter à tona, mesmo quando não podem garantir empréstimos bancários. Ajuda as empresas a usar métodos de recuperação inovadores e está se tornando uma estratégia popular entre as startups.

Antecipação de recebíveis e suas fases
Fonte: Envato

De forma geral, podemos explicar que a recuperação de ativos financeiros se trata do processo de cobrança desses ativos, que se referem às dívidas resultantes da inadimplência das empresas. Ou seja, este é um processo crucial para que a empresa possa continuar operando de maneira saudável e conseguir lidar com as dívidas.

Portanto, o processo de recuperação de ativos financeiros é fundamental para que as empresas evitem a inadimplência. A seguir estão algumas das funções importantes que envolvem a recuperação de ativos financeiros:

  • Especialista em Recuperação de Ativos: responsável por identificar e maximizar as recuperações de devedores em tempo hábil. Um especialista em recuperação de ativos geralmente fará parte de uma equipe que também inclui advogados, contadores ou outros profissionais.
  • Recuperador de Ativos: responsável por localizar os ativos de propriedade de credores ou devedores para garantir que sejam devolvidos integralmente após o pedido de falência. Eles normalmente trabalham com o advogado e/ou contadores na construção de um plano de ação antes de preencher a papelada.
As fases da sua recuperação financeira
Fonte: Envato

A principais fases da recuperação de ativos financeiros

É importante que as empresas sejam capazes de planejar com antecedência e se recuperar de certas dificuldades financeiras. Mas, em um mundo digital em rápida mudança, as organizações também devem estar preparadas para o inesperado. Isso significa ser capaz de realizar uma recuperação rápida de ativos.

A recuperação de ativos financeiros é um processo legal que começa com a identificação dos ativos e, em seguida, determina seu valor. Este procedimento pode ser iniciado pelo devedor ou credor.

Entenda mais sobre antecipação de recebíveis
Fonte: Envato

Os principais estágios da recuperação de ativos financeiros são:

1- A fase de ‘pré-reclamação’, muitas vezes referida como fase de pré-disputa, inclui o contacto inicial e a procura de bens. Nesse processo, os bancos costumam enviar cartas aos seus clientes ou os clientes solicitam cartas de seus bancos.

A carta afirma que o cliente deve entrar em contato com o banco em até 30 dias se ele tiver uma dívida pendente que deseja contestar ou ser reembolsada. Se não houver resposta a tempo e nenhuma reclamação for feita antes de o prazo expirar, é muito provável que a dívida seja repassada aos credores.

2- A fase de ‘reclamação’ inclui a apresentação de uma reclamação formal aos credores por meio de documentos;

3- A terceira etapa é o processo legal que começa depois que tudo foi encontrado e determinado. Inclui verificações de antecedentes de todas as pessoas envolvidas na recuperação dos ativos e na instauração de ações judiciais conforme necessário.

Fases da Recuperação de Ativos
Fonte: Envato

O que é recuperação de ativos extrajudiciais para as empresas?

Além do conceito geral de recuperação de ativos, ainda existem duas vertentes que precisam ser explicadas. A primeira delas é a recuperação de ativos extrajudiciais. Neste caso, todo o processo de inadimplência é negociado sem que haja necessidade de qualquer trâmite judicial.

Na situação, a pessoa que está devendo recebe uma mensagem para lembrar que o pagamento não foi efetuado e que a dívida está em aberto. Depois, é negociada uma solução para o pagamento da dívida. Normalmente esta é uma metodologia usada para dívidas novas.

A importância de entender sobre Recuperação de Ativos
Fonte: Envato

O que é recuperação de ativos judiciais para as empresas?

Diferentemente do conceito anterior, este conta com uma empresa credora que aciona uma equipe especializada de advogados para que os mesmos possam usar métodos judiciais para dar ganho de causa para uma empresa, cobrando as dívidas e pagamentos que ainda não recebeu.

No caso, este processo apenas é iniciado quando a negociação extrajudicial não dá resultados, precisando de meios jurídicos para que a dívida seja paga. Até mesmo por envolver burocracia e a própria lei, este é um processo muito mais complexo e lento, o que não o torna ineficaz.

Quais são as fases da recuperação de ativos
Fonte: Envato

O papel do advogado na recuperação de ativos financeiros das empresas

O trabalho de um advogado é encontrar o melhor curso de ação legal possível que possa ajudar uma empresa a recuperar seus ativos. Um advogado deve fazer “malabarismos” entre os interesses de seu cliente e de outras partes interessadas, como acionistas, credores e funcionários.

Muitas vezes, um advogado é o único contato com importantes tomadores de decisão em uma empresa, como o CEO ou o CFO da empresa. Sendo assim, um advogado é um componente necessário para manter a eficiência operacional e o sucesso das empresas.

O uso das linhas de crédito para empresas durante momentos de crise econômica
Fonte: Envato

Os escritórios de advocacia trabalham com os clientes para oferecer serviços que os ajudem a recuperar seus ativos financeiros. Eles também oferecem aconselhamento jurídico sobre como proteger os interesses da empresa.

Por isso, o papel do advogado na recuperação dos ativos financeiros das empresas não se limita apenas à cobrança de dívidas. Os advogados desempenham um papel muito importante na recuperação de dívidas, arrecadando ativos e garantindo que não haja má publicidade.

Como uma boa gestão das finanças pode ajudar a empresa em momentos de crise financeira

Você pode administrar um negócio ou torná-lo maior com seu trabalho árduo, mas sempre há o risco de que as coisas não saiam como planejado. Quando a economia vai de mal a pior, as empresas precisam dar um passo atrás e se concentrar em como melhorar sua gestão financeira.

Com uma boa gestão financeira, o risco de uma empresa ir à falência e perder tudo é menor. Com uma gestão melhor, as empresas podem ter melhores chances de crescer no longo prazo. A gestão financeira de uma empresa inclui marketing, geração de receita, atividades de RH, vendas e muito mais. Executar essas atividades de maneira adequada pode ajudar qualquer empresa a navegar com sucesso em tempos difíceis.

A gestão financeira é uma parte vital do sucesso de qualquer empresa. Embora seja mais importante para as empresas serem transparentes e abertas sobre sua situação financeira, elas também podem se beneficiar mantendo um perfil discreto.

Fases da Recuperação de Ativos da sua Empresa

Isso ocorre porque a gestão financeira pode ajudá-los a evitar serem alvos de aquisições hostis, melhorando sua credibilidade e minimizando o risco de crises financeiras.

Por isso, em tempos difíceis, as pessoas tendem a perder de vista seus objetivos financeiros, o que pode ser desastroso para uma empresa. Para se manter à tona durante esses períodos, é importante que possam acompanhar de perto suas finanças.

É justamente neste cenário que muitos especialistas acreditam que as empresas podem aumentar as chances de sobrevivência administrando bem suas finanças, principalmente pelo que já foi falado logo acima.

O que é risco sacado?
Fonte: Envato

Para isso, conheça seu balanço e demonstração de resultados. Para que uma companhia conheça bem suas finanças, ela precisa saber quais ativos possui e quanto eles valem. Ele também precisa saber seu passivo e as receitas e despesas correntes da empresa.

Além disso, é essencial que você monitore o fluxo de caixa. A diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante deve ser de pelo menos 2X o saldo de caixa, por exemplo.

A importância de entender bem as finanças da empresa para uma companhia longeva

O sucesso a longo prazo de uma empresa depende de quão bem ela administra suas finanças. Isso inclui compreender o modelo de negócios e prever o desempenho financeiro futuro.

A importância das finanças em uma empresa de longa duração não é diferente de qualquer outro setor. Ele descreve como os aspectos financeiros de um negócio são gerenciados e previstos para o futuro com previsibilidade, de forma que possam ser usados como uma ferramenta para rastrear a lucratividade ao longo do tempo.

Um bom entendimento de finanças o ajudará a criar uma estratégia eficaz que pode levar ao sucesso em seu negócio. Ou seja, o planejamento financeiro de uma empresa é importante e a ajudará a se manter à frente de seus concorrentes.

Negociar com seus fornecedores
Fonte: Envato

Diz-se que o planejamento financeiro traz muitos benefícios, como gerenciamento de risco aprimorado, maior produtividade, melhor atendimento ao cliente e maior lucratividade.

Uma boa compreensão das finanças também dará uma vantagem comercial para a tomada de decisões, como adquirir novas empresas, reter funcionários com altos salários ou contratar novos funcionários com salários mais baixos.

Existem algumas maneiras importantes pelas quais as empresas podem melhorar sua saúde financeira para empresas de longa duração. A primeira é garantir que a empresa tenha fluxo de caixa suficiente para se sustentar por muito tempo e depois. Isso é feito configurando processos de orçamento e previsão, bem como entendendo como é a posição de caixa da empresa.

A segunda maneira é garantir que a empresa tenha dados precisos sobre todas as suas receitas e despesas, o que, por sua vez, lhes permite criar orçamentos precisos.

Esses orçamentos devem ser criados com uma compreensão de cada um dos custos associados a cada fluxo de receita (por exemplo, custos de mão de obra, aluguéis) relacionados a cada produto ou serviço fornecido pela empresa.

Logomarca

Conheça os serviços da North Soluções Financeiras

Agora que você já sabe mais sobre as principais fases da recuperação de ativos e o que é este conceito, está na hora de investir mais na sua empresa e melhorar ainda mais sua capacidade econômica com antecipação de recebíveis ou diferentes linhas de crédito para a sua empresa. Para isso, conte com a North Soluções Financeiras.

Nossa empresa de antecipação de recebíveis conta com toda a segurança necessária para arcar com as despesas fixas e variáveis da sua empresa para te ajudar a movimentar o caixa e valorizar o capital de giro da sua companhia.

Com nosso serviço de recuperação de ativos financeiros, nós oferecemos diversos benefícios, tais como:

  • Procedimentos amigáveis e judiciais de cobrança;
  • Cobranças em campo;
  • Atuação competente, dentro da legalidade e coerência.

Conte com um corpo jurídico próprio, que trata seu processo de perto, aliado à tecnologia de ponta que a North oferece.

Além deste serviço de recuperação de ativos financeiros, ainda contamos com Antecipação de Recebíveis, Antecipação de Contratos, Antecipação de Fornecedores e Capital de Giro.

Nós possuímos um portfólio de produtos elaborado para impulsionar o crescimento de empresas de diversos segmentos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e sobre a missão da nossa empresa. Também não deixe de acompanhar nosso blog.