image em destaque image em destaque

A solução que sua empresa precisa está aqui!

Selecione um dos recursos abaixo e aumente o desempenho da sua empresa.

O que são os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC)?

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) são tipos de fundos que investem em direitos creditórios de uma empresa, sendo direitos aos fluxos de caixa e lucros futuros da marca. Os FIDCs são normalmente usados por investidores para proteger sua exposição ao risco ou para adquirir uma participação acionária na empresa subjacente. Um fundo […]

Publicado: 20 abr 2022

O que são os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC)?

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) são tipos de fundos que investem em direitos creditórios de uma empresa, sendo direitos aos fluxos de caixa e lucros futuros da marca. Os FIDCs são normalmente usados por investidores para proteger sua exposição ao risco ou para adquirir uma participação acionária na empresa subjacente.

Um fundo de investimento em direitos creditórios pode ser utilizado por empresas que necessitam de capital adicional, mas não dispõem de tempo ou recursos necessários para encontrar um único credor ou investidor. Também pode ser usado por empresas que procuram fontes de financiamento mais diversificadas e querem evitar depender muito de uma fonte.

No artigo de hoje, vamos explicar melhor sobre o que são os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) e qual a sua importância no mercado financeiro. Quer entender melhor? Então confira nosso artigo completo logo abaixo.

Tenha disciplina na hora de usar o capital de giro da empresa
Fonte: Freepik

O que são os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC)?

Como já mencionamos acima, FIDCs são fundos que são utilizados para investir em títulos de dívida, ações e outros instrumentos financeiros. Eles são normalmente oferecidos por bancos ou outras instituições financeiras.

Investir neste tipo de fundo é uma boa forma de os investidores diversificarem suas carteiras e assumirem menos riscos do que investir em títulos individuais. Além disso, os investidores podem ganhar exposição ao mercado de crédito global.

Entenda sobre os fundos de investimentos
Fonte: Freepik

Os investidores recebem uma taxa de juros periódica sobre o dinheiro que investiram, conhecida como taxa de renda. Enquanto os FIDCs também cobram juros de seus investimentos, o que é conhecido como retorno de capital.

O fundo é gerido por um gestor de investimentos que decidirá sobre a estratégia a adotar com base nas condições e tendências do mercado. Em geral, estes fundos têm um perfil de risco menor do que outros tipos de investimentos, pois não dependem da oscilação do preço das ações.

Investidores e o FIDC
Fonte: Freepik

Para explicar de uma forma mais resumida os ganhos a partir deste fundo de investimento, podemos explicar da seguinte forma: o FIDC pode adquirir direitos creditórios com desconto, que pode chegar a 90%.

Após isso, pode vendê-los a investidores pelo preço integral ou usá-los para gerar lucros comprando a dívida da empresa com desconto e depois recolhendo-a no vencimento.

Vantagens do Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC)

O FIDC tem vantagem sobre os fundos mútuos tradicionais por não estar sujeito às mesmas regulamentações, o que pode levar a maiores rendimentos para os investidores. Algumas das principais vantagens do FIDC que podemos listar são:

  • Promove a diversificação e liquidez para investidores com diferentes perfis de risco;
  • Pode proteger contra a inflação, pois possui investimentos com taxas de juros fixas e prazos longos;
  • Boa forma de os investidores diversificarem os seus investimentos e criarem uma carteira mais segura;
  • Oferece aos investidores a oportunidade de ter um retorno maior do que o que eles obteriam ao investir em títulos tradicionais, uma vez que fornecem rendimentos mais altos do que outros fundos.
North Finance | Empresa de Antecipação de Recebíveis

Conheça os serviços da North Soluções Financeiras

Agora que você já sabe mais sobre o que são e como funcionam os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC), conte com a North Soluções Financeiras.

Nossa empresa de antecipação de recebíveis conta com toda a segurança necessária para arcar com as despesas fixas e variáveis da sua empresa para te ajudar a movimentar o caixa e valorizar o capital de giro da sua companhia.

Além deste serviço de antecipação de recebíveis, ainda contamos com Recuperação de Ativos, Antecipação de Contratos, Antecipação de Fornecedores e Capital de Giro. 

Nós possuímos um grande portfólio de produtos elaborado para impulsionar o crescimento de empresas de diversos segmentos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e sobre a missão da nossa empresa.