image em destaque image em destaque

A solução que sua empresa precisa está aqui!

Selecione um dos recursos abaixo e aumente o desempenho da sua empresa.

O que é capital de giro e como funciona?

Você sabe o que é capital de giro e qual é a sua importância para o crescimento da empresa? Este conceito refere-se à liquidez ou disponibilidade de caixa para um negócio. Inclui fluxos de caixa operacionais e alguns ativos financeiros que são líquidos. Geralmente é calculado tomando o ativo circulante e subtraindo o passivo circulante. […]

Publicado: 22 dez 2021

O que é capital de giro e como funciona?

Você sabe o que é capital de giro e qual é a sua importância para o crescimento da empresa? Este conceito refere-se à liquidez ou disponibilidade de caixa para um negócio. Inclui fluxos de caixa operacionais e alguns ativos financeiros que são líquidos. Geralmente é calculado tomando o ativo circulante e subtraindo o passivo circulante.

O capital de giro ajuda as organizações a sobreviverem durante períodos de vendas ruins, quando não conseguem pagar pelas despesas imediatas. É comum ver ele ser gerado a partir da venda de ações de investidores, obtendo empréstimos de bancos ou por meio de uma empresa de antecipação de recebíveis.

Assim, toda empresa precisa de capital de giro suficiente para se manter em crescimento constante, sem ter que pedir dinheiro emprestado ou vender ações para cobrir suas despesas. Isso ocorre porque as empresas levam tempo para vender produtos ou gerar receita.

O que é Capital de Giro?
Fonte: Freepik

Neste artigo, a gente te explica mais sobre o que é capital de giro e quais são os benefícios de entender este conceito para o crescimento da empresa.

Este tipo de conteúdo é essencial, principalmente para gestores e administradores que estão à frente dos negócios de determinada empresa. Quer saber mais? Confira conosco o conteúdo exclusivo.

O que é capital de giro e como funciona?

Baseando-se em fundamentos como capital de giro, as empresas podem fazer planos que as ajudem a aumentar suas vendas para alcançar o crescimento.

O capital de giro inclui o dinheiro da empresa, fundos de bancos ou outros credores, investimentos de longo prazo e valor dos estoques com previsão de venda nos próximos 12 meses, por exemplo.

Agora, se você for parar para pensar no que é necessário para usar o capital de giro, podemos ressaltar alguns pontos importantes:

O que é capital de giro e como funciona?
Fonte: Freepik

Determine qual é o atual nível de capital de giro líquido da empresa

É importante que a empresa conheça seu capital de giro líquido em todos os momentos para determinar quanto pode investir em novos projetos, quais investimentos podem fazer e até mesmo quanto endividamento deve assumir.

Também é importante que a empresa entenda que seus níveis de capital de giro líquido não são estáticos, o que significa que irão flutuar ao longo do tempo dependendo de diferentes fatores.

Quando as empresas têm baixos níveis de capital de giro líquido, isso pode significar que elas têm muitas dívidas em seus balanços, o que pode levar a problemas futuros.

Determine qual é o atual nível de capital de giro líquido da empresa
Fonte: Freepik

Tenha disciplina na hora de usar o capital de giro da empresa

A empresa precisa ser disciplinada no uso do capital de giro. Isso significa que a empresa tem que seguir um orçamento rígido e não gastar mais do que ganha.

É interessante que a equipe de gerenciamento também deve insistir em alguns controles e verificações para evitar qualquer gasto não planejado.

Tenha disciplina na hora de usar o capital de giro da empresa
Fonte: Freepik

Crie um plano de reembolso com base no número da receita projetada

As empresas precisam ter um plano de como vão gastar dinheiro em seus próximos projetos. Como parte desse plano, é importante que eles tenham uma ideia de qual será o número da receita projetada.

Um plano de reembolso é uma maneira pela qual as empresas podem usar o número da receita projetada como base para gastos com publicidade ou outras estratégias de marketing. Também ajuda a controlar as despesas e as margens de lucro e a trabalhar com o capital de giro estabelecido.

Crie um plano de reembolso com base no número da receita projetada
Fonte: Freepik

Importância do capital de giro para o crescimento das empresas

Gerenciar um negócio é uma tarefa difícil e você precisa ter um capital de giro sólido para atingir o crescimento desejado, até porque, o capital de giro tem impacto direto no crescimento e na lucratividade da empresa.

Uma empresa que deseja aumentar seu ímpeto de crescimento deve se concentrar em aumentar seu capital de giro.

Esse processo envolve a identificação e obtenção de novas fontes de financiamento, gerenciamento de fluxos de caixa diários e monitoramento e análise de demonstrações financeiras para capitalização de mercado e saúde financeira.

Importância do capital de giro para o crescimento das empresas
Fonte: Freepik

Vale deixar claro que o capital de giro dá ao negócio a oportunidade de aumentar seu estoque, aumentar sua base de clientes e expandir seu alcance no mercado.

Embora muitas pessoas pensem que capital de giro significa apenas ter dinheiro suficiente, também é importante ter uma boa classificação de crédito.

Como fazer o cálculo do capital de giro?

De acordo com dados divulgados pelo Sebrae, o capital de giro pode ser representado por uma fatia de cerca de 50% até 60% do total de ativos da empresa. Mas como fazer o cálculo correto do capital de giro da sua empresa? Veja abaixo a nossa explicação.

Antes de tudo, é essencial destacar que o capital de giro líquido pode variar muito de acordo com a quantidade de vendas, compras, além do custo dessas vendas, prazos de estoque e pagamento das compras.

Como fazer o cálculo do capital de giro?
Fonte: Freepik

A fórmula mais utilizada para fazer o cálculo do capital de giro da empresa é o seguinte:

Capital de Giro Líquido = Ativo Circulante – Passivo Circulante

No entanto, para que a conta feche de acordo com o esperado, a empresa precisa contar com um fluxo de caixa bem estruturado e detalhado, o gestor precisa saber bem sobre os lucros da marca e ainda deve definir a duração deste recurso para que possa ter uma reposição constante.

Qual a diferença entre CDG e NCG?

Neste ramo empresarial e financeiro, é comum nos depararmos com certas siglas que causam confusão. Falando diretamente sobre o capital de giro e as formas de calcular, muitas pessoas podem ler siglas como CDG e NCG. Mas você sabe a diferença entre elas?

O CDG se refere à diferença entre o ativo permanente (ativo total – ativo circulante) e o passivo permanente (passivo total – passivo circulante). Por outro lado, o NCG nada mais é do que a diferença entre o ativo circulante operacional e o passivo circulante operacional.

Qual a diferença entre CDG e NCG?
Fonte: Freepik

É possível abrir uma empresa com capital de giro?

Começar um negócio é um processo difícil. Você tem que arriscar investindo seu dinheiro e tempo em algo que pode não dar certo no final. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas sem capital para investir e que desejam iniciar seus próprios negócios.

A questão de saber se você pode iniciar um negócio apenas com capital de giro não é tão simples quanto parece. Depende do tipo de negócio que você está começando, da quantidade de capital que você tem, que tipo de demanda de mercado existe e quanto risco você está disposto a correr.

É possível abrir uma empresa com capital de giro?
Fonte: Freepik

Logo, a resposta a esta pergunta é complicada, mas espere pelo melhor. Os empreendedores com mais conhecimento poderão transformar sua ideia em um negócio de sucesso sem capital de giro.

Mas se sua ideia precisa de financiamento, você pode precisar encontrar maneiras que lhe permitam arrecadar fundos e ainda operar dentro do orçamento de sua startup.

A importância do capital de giro em meio à crise econômica

Como a economia global está em crise para muitos setores com o avanço da pandemia do novo coronavírus, o capital de giro tem sido uma ferramenta importante para ajudar as empresas a sobreviver em tempos difíceis.

Logo, o capital de giro se torna um fator-chave que as empresas precisam garantir para sobreviver. Até porque, como já mencionamos, o capital de giro é considerado um dos quatro componentes principais para a construção de uma empresa forte.

É importante levantar uma quantidade adequada de capital de giro, a fim de evitar dificuldades durante tempos de crises econômicas. Durante esses momentos, as empresas que conseguem administrar seu fluxo de caixa e capital de giro com eficácia têm maior probabilidade de sobreviver.

Antecipação de Recebíveis para a sua empresa
Fonte: Envato

Capital de giro negativo pode atrapalhar a empresa

Quando uma empresa tem capital de giro negativo, significa que a empresa não está gerando receita suficiente para cobrir suas despesas. Isso pode causar instabilidade financeira e ameaça de falência para a empresa.

O capital de giro negativo pode ocorrer quando o volume de vendas não é alto o suficiente para cobrir todas as despesas incorridas por uma empresa em um determinado período.

Empréstimo e Financiamento como Linha de Crédito
Fonte: Envato

A receita pode ser baixa devido às más condições do mercado, ou devido a muitos gastos em pesquisa e desenvolvimento ou atividades relacionadas ao marketing.

Um cenário em que uma organização pode ter capital de giro negativo é se ela está operando com prejuízo ano após ano e continua gastando mais do que ganha, o que significa que seu lucro líquido diminui enquanto o passivo continua a crescer.

Diferença entre fluxo de caixa e capital de giro

Capital de giro é o dinheiro usado para financiar o negócio, enquanto o fluxo de caixa é a entrada líquida de recursos de caixa disponíveis para uma empresa.

O capital de giro é calculado somando todos os ativos menos todos os passivos. O fluxo de caixa é calculado subtraindo todas as despesas das receitas. Essas são algumas das principais diferenças entre os dois conceitos que trazemos no nosso artigo exclusivo.

Diferença entre fluxo de caixa e capital de giro
Fonte: Freepik

A diferença entre eles pode ser explicada por este exemplo: se você tivesse R$5 milhões economizados em dinheiro, mas as despesas da sua empresa fossem R$10 milhões por ano, seu capital de giro seria R$5 milhões.

Se você tivesse R$50 em sua conta bancária agora e gastasse todos os meses em despesas como aluguel e mantimentos, seu fluxo de caixa seria de R$500 por mês.

Antecipação de recebíveis também pode ser uma solução para a sua empresa

A antecipação de recebíveis também pode ser vista como a solução para sua empresa no que diz respeito a lidar com uma questão de fluxo de caixa e capital de giro.

A necessidade de uma estratégia de gerenciamento de fluxo de caixa é bastante comum. Muitas empresas se encontram em uma situação difícil, onde precisam cumprir suas obrigações e reembolsar o máximo possível antes da data de vencimento.

Algumas empresas podem até ter que ampliar seu capital de giro para cumprir a cota. Nesses casos, a antecipação de recebíveis pode ser uma solução que os ajuda a atingir suas metas financeiras de curto prazo sem incorrer em nenhum custo adicional ou cobrança de juros.

Antecipação de recebíveis também pode ser uma solução para a sua empresa
Fonte: Freepik

O poder de negociação está entre os benefícios do capital de giro

O capital de giro é uma ferramenta que pode ajudar uma empresa a aumentar sua receita e reduzir seus gastos. É importante que as empresas acompanhem seu fluxo de caixa para garantir que tenham fundos adequados para suas operações.

O poder de negociação é outro benefício do nosso serviço de capital de giro. As empresas que possuem mais capital de giro tendem a conseguir negociar melhores condições com os fornecedores porque estão em uma posição mais forte no processo de negociação.

O poder de negociação está entre os benefícios do capital de giro
Fonte: Freepik

Nosso serviço de Capital de Giro ajuda a sua empresa a alcançar suas metas com mais facilidade

Nosso serviço de capital de giro é uma alternativa confiável que ajuda as empresas a crescerem mais rapidamente e evitar os riscos envolvidos com outros métodos. Com nosso serviço, as empresas podem alcançar suas metas com mais facilidade.

Nosso serviço não se destina apenas a pequenas empresas – também emprestamos em grandes quantidades a grandes empresas que precisam de fluxo de caixa ou financiamento.

Capital de Giro ajuda a sua empresa a alcançar suas metas com mais facilidade
Fonte: Freepik

Conte com a ajuda da North Soluções Financeiras

Negócios diferentes têm objetivos diferentes e os planos de capital funcionam de maneira diferente dependendo do setor.

Se você é uma empresa nova ou está apenas começando, pode pensar em um plano de capital que o ajudará a construir seu negócio rapidamente e a manter as coisas funcionando no início. Você pode, por exemplo, contar com os nossos serviços de Capital de Giro na North Soluções Financeiras Conte.

Com nossa empresa de antecipação de recebíveis, você pode ter a segurança necessária para arcar com as despesas fixas e variáveis da sua empresa. Se sua produtividade exige mais flexibilidade no fluxo de caixa, garanta seu capital de giro sem gerar dívidas para a empresa.

Somos uma consultoria especializada em antecipação de recebíveis e possui um portfólio de produtos elaborado para impulsionar o crescimento de empresas dos mais variados segmentos.

Composta por profissionais qualificados, nós somos consolidados por meio de um atendimento personalizado, desenvolvendo operações estruturadas e oportunidades únicas para nossos clientes e colaboradores.