image em destaque image em destaque

A solução que sua empresa precisa está aqui!

Selecione um dos recursos abaixo e aumente o desempenho da sua empresa.

5 erros financeiros cometidos por empreendedores e que prejudicam a empresa

Você sabe quais são os principais erros financeiros cometidos por empreendedores? A gestão financeira é um aspecto crucial da gestão de um negócio. Os empreendedores que possuem conhecimento em gestão financeira poderão tomar melhores decisões e evitar erros dispendiosos. A gestão financeira pode ser aprendida através da experiência, lendo livros e artigos, ou fazendo cursos. […]

Publicado: 27 abr 2022

Erros de empresários

Você sabe quais são os principais erros financeiros cometidos por empreendedores? A gestão financeira é um aspecto crucial da gestão de um negócio.

Os empreendedores que possuem conhecimento em gestão financeira poderão tomar melhores decisões e evitar erros dispendiosos. A gestão financeira pode ser aprendida através da experiência, lendo livros e artigos, ou fazendo cursos.

É fundamental que os empreendedores tenham conhecimento sobre finanças, pois eles precisam saber quanto dinheiro é necessário para iniciar seu negócio ou quanto dinheiro precisarão após um determinado período de tempo.

Mesmo assim, todas as empresas precisam contar com profissionais que possam ajudar o empreendedor na tarefa de gerir o dinheiro, organizar o fluxo de caixa e tornar o capital de giro mais saudável. Esta equipe pode levar uma série de nomes, mas o mais comum é o Departamento Financeiro.

5 erros financeiros cometidos por empreendedores e que prejudicam a empresa
Fonte: Freepik

O departamento financeiro é um dos departamentos mais importantes de uma empresa, sendo responsável por gerenciar as atividades financeiras e deve garantir que a marca seja capaz de cobrir suas despesas, gerar lucros e manter-se à tona.

Este departamento é composto por contadores, analistas e outros profissionais com formação em contabilidade, economia, matemática e outras áreas afins. Esses profissionais são bem versados em tudo relacionado a dinheiro, incluindo impostos, folhas de pagamento e investimentos.

No artigo de hoje, veja quais são os 5 principais erros financeiros cometidos por empreendedores. Para entender melhor o conteúdo, arraste para baixo e fique de olho no nosso blog, que é sempre abastecido de novidades e dicas.

5 erros financeiros cometidos por empreendedores e que prejudicam a empresa

Os empreendedores geralmente são bem-sucedidos em seus empreendimentos, mas isso não significa que eles não cometam erros.

De fato, muitos empreendedores cometem erros quando se trata de suas finanças. Esses erros podem custar caro e até mesmo fatais para o sucesso de uma empresa. Os cinco erros financeiros mais comuns cometidos por empreendedores são:

Como calcular o valor de mercado da antecipação de recebíveis?
Fonte: Envato

Não gerenciar o fluxo de caixa

No passado, os empreendedores precisavam se preocupar com o fluxo de caixa apenas quando estavam em período de crescimento. Hoje, é uma preocupação constante porque a maioria das startups está com restrições de caixa devido à falta de acesso ao capital.

O fluxo de caixa é a alma de qualquer negócio. Ele permite que você pague seus funcionários, compre estoque e faça investimentos. No entanto, muitos empreendedores negligenciam seu fluxo de caixa.

Isso porque o fluxo de caixa pode ser difícil de gerenciar porque é muito difícil prever o que acontecerá com o seu negócio no futuro. Mas isso não significa que você deve evitar gerenciá-lo completamente.

Não gerenciar o fluxo de caixa
Fonte: Freepik

É mais provável que a empresa entre em processo de falência se não tiver dinheiro suficiente disponível para despesas inesperadas. Você terá muito mais dificuldade em negociar acordos com financiadores ou fornecedores se não tiver um fluxo constante de receita entrando.

A melhor maneira de um empreendedor gerenciar seu fluxo de caixa é garantir que ele possa prever o que acontecerá nos próximos meses e entender o que acontecerá com suas finanças.

Gastar dinheiro em coisas que não agregam valor à empresa

Alguns empreendedores cometem o erro de gastar dinheiro em coisas que não agregam valor à empresa. Isso inclui gastar dinheiro em campanhas de branding e marketing desnecessárias ou caras, contratar pessoas para trabalhos que não são necessários e comprar itens que não são necessários para a empresa.

Este é um erro comum cometido por empreendedores porque muitas vezes eles querem mostrar seu sucesso para outras pessoas ou têm um senso de direito. Isso pode levar a uma série de problemas financeiros para a empresa no futuro.

Gastar dinheiro em coisas que não agregam valor à empresa
Fonte: Freepik

O empresário precisa ter certeza de que está gastando dinheiro em coisas que terão um retorno sobre o investimento para sua empresa, e não apenas gastá-lo em coisas aleatórias, como comprar móveis novos, por exemplo.

Os profissionais também precisam ter certeza de que estão gastando dinheiro de maneiras que possam obter retorno financeiro para empresa, como investimento em qualificação dos funcionários e crescimento estudado da empresa, além de obter um empréstimo comercial para a compra de equipamentos, se necessário.

Acumular dívidas na empresa

Muitos empreendedores que pretendem expandir seus negócios falham porque não sabem como lidar com suas finanças. Um dos erros comuns cometidos pelos empresários é acumular dívidas na empresa. No entanto, esta é uma prática muito ruim e deve ser evitada a todo custo.

Em primeiro lugar, começará a afetar a vida pessoal do empresário. Em segundo lugar, afetará também os negócios do empresário. Em terceiro lugar, afetará seus relacionamentos com outras pessoas na empresa, como funcionários e clientes.

Acumular dívidas na empresa
Fonte: Freepik

A melhor maneira de evitar o acúmulo de dívidas em sua empresa é ficar em dia com seu orçamento e previsões de fluxo de caixa.

Neste caso, o conselho é gerenciar todas as despesas para evitar que ultrapassem os custos previstos. Ou seja, é preciso planejar, porque se não tivermos um valor definido antes, não saberemos para onde o dinheiro deve ir.

Não diversificar os investimentos em outras áreas da empresa

Investir em produtos e serviços próprios da empresa é uma boa forma de gerar mais receita. No entanto, os empreendedores muitas vezes cometem o erro de não diversificar seus investimentos em outras áreas e isso pode ter consequências negativas.

Por exemplo, um empreendedor que investe apenas em seu próprio produto ao invés de investir em outras áreas como marketing ou atendimento ao cliente terá dificuldade em gerar novos clientes. Isso fará com que eles fiquem sem dinheiro e, eventualmente, saiam do negócio.

Antecipação de fornecedores é essencial para a empresa manter um bom relacionamento com os stakeholders
Fonte: Pexels

Há muitas razões para este erro. Alguns empreendedores pensam que têm dinheiro suficiente para financiar sua empresa e não pensam em outras áreas. Outros podem estar negando o fato de que precisam diversificar seus investimentos para garantir que sua empresa seja estável.

Para evitar esse erro, você deve sempre procurar maneiras de diversificar seus investimentos e, ao mesmo tempo, garantir que sua empresa seja estável e lucrativa.

Evitar fazer um plano de orçamento

O orçamento é uma habilidade crucial para qualquer empreendedor. É importante aprender a fazer um plano de orçamento se você quiser ter sucesso.

A primeira coisa que você deve fazer ao criar um plano de orçamento é definir suas metas e objetivos. Isso irá ajudá-lo a determinar quanto dinheiro você precisa e quanto dinheiro você pode gastar em seus objetivos.

Os benefícios dos empréstimos empresarial
Fonte: Freepik

Também é necessário que os empreendedores conheçam seu fluxo de caixa, o que os ajudará a entender o momento de suas receitas e despesas. Isso lhes dará uma ideia do que podem pagar em termos de despesas, o que os ajudará a evitar gastos excessivos ou insuficientes.

Por fim, é importante que os empreendedores conheçam seu patrimônio líquido para que possam descobrir o progresso que estão fazendo para alcançar suas metas e objetivos.

Quais são as piores decisões financeiras que um empreendedor pode tomar?

Uma das piores decisões financeiras que um empreendedor pode tomar é não planejar o futuro. Os empreendedores devem estar cientes do que sua empresa precisa e quando ela precisa dessas coisas. É importante saber quanto dinheiro uma empresa precisará para continuar.

Também é importante saber quando sua empresa vai precisar de mais dinheiro do que tem disponível. Dessa forma, os empreendedores podem planejar com antecedência economizando ou encontrando outras maneiras de obter os fundos necessários.

Outro erro que um empreendedor pode cometer é não entender o valor de seu produto ou serviço. Quando isso acontecer, eles terão dificuldade em encontrar clientes dispostos a pagar pelo que oferecem, o que pode levá-los à falência.

Empresa e seus fornecedores
Fonte: Envato

Não conseguir prever com precisão suas necessidades financeiras também é uma das piores decisões que um empreendedor pode tomar.

Por isso é tão importante ter um plano de negócios e conhecer os números antes de iniciar um negócio. Também é importante saber qual é a sua melhor aposta para o financiamento e quanto dinheiro você vai precisar, para evitar cometer erros como pedir emprestado à pessoa ou empresa errada.

Não entender seus próprios pontos fortes e fracos também é outro erro muito comum que vemos no setor. É importante que os empreendedores entendam em que são bons e em que não são bons.

Os empreendedores que não entendem seus próprios talentos e fraquezas podem se encontrar em uma situação em que precisam contratar outra pessoa para fazer algo em que não são qualificados, o que lhes custará mais dinheiro a longo prazo.

Todo empreendedor precisa investir na sua própria profissionalização e qualificação

O empreendedorismo é uma profissão difícil, mas também oferece uma oportunidade de crescimento e uma chance de sucesso.

A profissionalização é um processo de aumento da qualidade e quantidade do trabalho de uma pessoa para torná-la mais competitiva no mercado de trabalho. Esse processo pode ser alcançado investindo tempo e dinheiro para desenvolver habilidades, conhecimento e experiência.

Para ser empreendedor, é preciso investir na própria profissionalização e qualificação. Você precisa estar totalmente ciente de suas habilidades e da demanda do mercado. Para começar, você precisa identificar seu nicho e descobrir quais são as habilidades que você pode fornecer nele.

A importância de valorizar o relacionamento entre empresa e fornecedores
Fonte: Envato

Todo empreendedor precisa investir em sua própria profissionalização e qualificação, identificando suas habilidades, demanda de mercado e nicho. Este processo ajuda a aumentar o valor do negócio e também ajuda a fazê-lo crescer.

Existem diversas ferramentas disponíveis que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos de profissionalização e qualificação. Algumas dessas ferramentas incluem cursos online, livros, certificações e workshops.

É necessário ter em mente que, para ser um empreendedor, você precisa ter uma base sólida de habilidades, conhecimento e experiência. É importante entender o que você é bom e o que você precisa aprender mais.

Por que é importante contar com a ajuda especializada de um profissional quando o assunto é finanças da empresa?

No mundo empresarial moderno, há muita concorrência. Por isso, é importante que qualquer empresa tenha recursos financeiros para acompanhar a concorrência. Isso é especialmente verdadeiro para pequenas empresas que estão apenas começando. Sem acesso a fundos, essas empresas não poderão permanecer no mercado por muito tempo.

Para que uma empresa tenha uma situação financeira saudável, ela precisa ter alguém que possa ajudá-la com suas finanças regularmente. Essa pessoa deve ter experiência e conhecimento sobre finanças para que possa fornecer um serviço valioso.

Neste sentido e como já mencionado no início do conteúdo, o departamento financeiro é responsável pela estabilidade financeira da empresa. São eles que garantem que a empresa esteja operando bem financeiramente e que estejam gerando receita suficiente para cobrir todas as suas despesas.

Podemos concluir que é importante contar com a ajuda especializada de um profissional quando o assunto é finanças da empresa. Eles poderão fornecer conselhos e orientações sobre como gerenciar as finanças do seu negócio. Isso permitirá que você se concentre em administrar o negócio, enquanto eles cuidam do lado financeiro das coisas.

North Finance | Empresa de Antecipação de Recebíveis

Venha para a North Finance

Agora que você já sabe quais são os erros financeiros cometidos por empreendedores, está na hora de investir mais na sua empresa e melhorar ainda mais sua capacidade econômica com antecipação de recebíveis ou diferentes linhas de crédito para a sua empresa. Para isso, conte com a North Soluções Financeiras.

Nossa empresa de antecipação de recebíveis trabalha com toda a segurança necessária para arcar com as despesas fixas e variáveis da sua companhia e, assim, te ajudar a movimentar o caixa e valorizar o capital de giro da sua companhia.

Com nosso serviço de recuperação de ativos financeiros, nós oferecemos diversos benefícios como:

  • Procedimentos amigáveis e judiciais de cobrança;
  • Cobranças em campo;
  • Atuação competente, dentro da legalidade e coerência.

Conte com um corpo jurídico próprio, que trata seu processo de perto, aliado à tecnologia de ponta que a North oferece. Assim, você não pode deixar de contar conosco para potencializar o setor financeiro da sua empresa e, assim, gerar ainda mais credibilidade a ela.

Além deste serviço de recuperação de ativos financeiros, ainda contamos com Antecipação de Recebíveis, Antecipação de Contratos, Antecipação de Fornecedores e Capital de Giro.

Nós possuímos um portfólio de produtos elaborado para impulsionar o crescimento de empresas de diversos segmentos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e sobre a missão da nossa empresa.