image em destaque image em destaque

A solução que sua empresa precisa está aqui!

Selecione um dos recursos abaixo e aumente o desempenho da sua empresa.

Diferenças entre antecipação de recebíveis e empréstimos para as empresas

Você sabe quais são as principais diferenças entre a antecipação de recebíveis e os empréstimos empresariais? Entender bem os dois conceitos e como eles se aplicam na empresa é essencial para que você possa interpretar qual se adequa melhor ao cenário financeiro da mesma. Em tempos de crise econômica e necessidade de se reinventar financeiramente, […]

Publicado: 5 jan 2022

Quais empresas podem antecipar recebíveis?

Você sabe quais são as principais diferenças entre a antecipação de recebíveis e os empréstimos empresariais? Entender bem os dois conceitos e como eles se aplicam na empresa é essencial para que você possa interpretar qual se adequa melhor ao cenário financeiro da mesma.

Em tempos de crise econômica e necessidade de se reinventar financeiramente, entender como manter um bom fluxo de caixa na empresa e deixar seu capital de giro ativo faz com que a empresa se torne um grande diferencial no mercado, conseguindo suportar momentos de crise como estes, por exemplo.

Antecipação de recebíveis e empréstimos empresariais são dois instrumentos diferentes que podem ser usados para reduzir o risco de fluxo de caixa.

Entre as principais diferenças entre os dois conceitos, podemos destacar que a antecipação de recebíveis pode ser paga antecipadamente, enquanto os empréstimos exigem o reembolso ao longo de um período de tempo. A importância de saber a diferença entre esses instrumentos está em seus diferentes riscos e retornos.

Diferenças entre antecipação de recebíveis e empréstimos para as empresas
Fonte: Envato

Uma antecipação de recebíveis é considerada menos arriscada do que um empréstimo, porque não não tem as taxas elevadas de juros comuns em grandes empréstimos, sendo uma boa solução para problemas de curto prazo. Por outro lado, quando você contrata um empréstimo, é muito comum que a empresa tenha que pagar a dívida com juros altos.

Ou seja, a principal diferença entre empréstimos e antecipação de recebíveis é como essas dívidas são pagas quando a empresa não pode pagar seus credores em uma data específica.

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre cada conceito e quais são as principais diferenças entre antecipação de recebíveis e empréstimos empresariais. Confira nosso conteúdo exclusivo.

Principais diferenças entre antecipação de recebíveis e empréstimos para as empresas

A antecipação de recebíveis e os empréstimos para empresas são dois tipos diferentes de acordos de financiamento pelos quais uma empresa pode obter o dinheiro de que precisa para executar suas operações diárias.

A principal diferença entre empréstimos e antecipação de recebíveis é que, quando as empresas tomam os recebíveis como forma de empréstimo, elas podem receber caixa em um prazo menor. Esse caixa extra dá à empresa mais liquidez, pois ela não precisa esperar para pagar o que deve para seus fornecedores e stakeholders.

Outro ponto importante em que a antecipação de recebíveis pode ser utilizada é quando algumas empresas precisam de fundos para começar, mas não querem passar pelo processo de arrecadar fundos de investidores. Neste caso, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa opção para eles.

Diferença entre antecipação e empréstimo
Fonte: Envato

As empresas também podem usar essa estratégia em momentos em que não estejam oferecendo qualquer forma de crédito, como durante uma recessão ou se não tiverem relações de crédito existentes com os clientes.

Ou seja, a antecipação de recebíveis é a situação em que uma empresa paga imediatamente aos seus fornecedores por bens ou serviços que já foram entregues e para os quais já recebeu uma fatura.

Um exemplo de tal situação é quando um cliente compra de uma empresa e a empresa paga após receber o produto. Nesse caso, o cliente está pagando uma taxa de pré-pagamento para cobrir qualquer risco potencial associado a essa transação.

Os empréstimos para empresas são aqueles em que o credor fornece alguma forma de garantia para mostrar que serão reembolsados. O credor geralmente considera seu investimento como tendo algum tipo de risco associado a ele, porque se a empresa não ganhar dinheiro suficiente, ele não será capaz de pagar sua dívida.

Como a antecipação de recebíveis pode ajudar no relacionamento entre empresa e seus fornecedores?
Fonte: Envato

Este tipo de operação é feita junto a um banco credenciado ou instituição financeira, onde é apresentado e firmado um contrato entre a instituição e a empresa (ou pessoa física). Neste contrato, o solicitante toma posse de uma determinada quantia de dinheiro de forma emprestada que deve ser devolvida com juros posteriormente.

Nesse ponto, vale destacar que o cliente pode escolher a quantidade de parcelas que dividirá o pagamento deste empréstimo, tendo liberdade de escolher a devolução em curto, médio ou longo prazo. Se você pedir empréstimo representando uma empresa, é interessante notar que a modalidade mais comum é o financiamento de capital de giro.

Vantagens da antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma metodologia que pode levar a um melhor fluxo de caixa. Isso ocorre porque você pode gerar mais dinheiro com as contas a receber se pagar antecipadamente em vez de esperar pelo pagamento final.

Sendo assim, esta metodologia, também conhecida como pré-pagamento de contas a receber, pode criar uma reserva para momentos em que o fluxo de caixa está apertado, aumentar sua alavancagem com os fornecedores e reduzir sua exposição ao risco.

Por exemplo, se uma fatura não for paga e o fornecedor tiver uma taxa de juros mais alta do que você está cobrando de suas contas a receber, pode ser melhor pagar essa fatura do que cobrar do cliente a taxa mais alta.

Vantagens da antecipação de recebíveis
Fonte: Envato

Dessa forma, podemos deixar claro que a antecipação de recebíveis é um processo no qual as empresas antecipam seus ganhos para pagar por serviços ou produtos dos seus fornecedores, ajudando a evitar juros e melhorando a credibilidade da marca como bom pagador.

Ela tem uma série de vantagens que vêm de sua simplicidade, eficiência e velocidade. Entre elas, destacamos:

  • Permite que os fornecedores evitem a necessidade de gerenciamento de fluxo de caixa intenso em momentos de grande crise;
  • Evita dinheiro gasto em pagamentos de juros e cobrança de dívidas;
  • Mantém recursos como capital, pessoas e tempo no negócio;
  • Aumenta a credibilidade da própria empresa;
  • Diminui os riscos de endividamento em momentos de crise ou problemas no setor;
  • Aumenta a liquidez de caixa no negócio;
  • Reduz as necessidades de capital de giro;
  • Termos mais fáceis de negociar com os credores;
  • Melhor resultado de classificação de crédito para a empresa.
Como saber a hora de optar pela antecipação de recebíveis?
Fonte: Envato

Como calcular o valor de mercado da antecipação de recebíveis?

Para calcular a porcentagem ideal para a antecipação de recebíveis, você precisa saber qual porcentagem de suas contas a receber é pré-pagável.

É possível encontrar essas informações na demonstração do fluxo de caixa ou no balanço patrimonial. O balanço de contas a receber mostra qual porcentagem do total de contas a receber é pré-pagável e se eles têm uma taxa de juros fixa ou variável.

Sendo assim, é interessante dizer que o cálculo, em geral, é baseado em dois fatores – valor de mercado atual das contas e número de dias restantes para o crédito, ou seja, a validade dessas contas a pagar para os fornecedores, por exemplo.

Como calcular o valor de mercado da antecipação de recebíveis?
Fonte: Envato

Como saber a hora de optar pela antecipação de recebíveis?

No caso de uma venda de negócios, os proprietários geralmente desejam pagar antecipadamente suas contas a receber. Isso ocorre porque eles vão querer evitar o incômodo que vem correndo atrás das faturas depois de venderem o negócio.

Optar pela antecipação de recebíveis também pode economizar nos custos de capital de longo prazo, porque você não precisa pagar por tantos juros sobre nenhuma antecipação de recebíveis, diferentemente dos empréstimos empresariais oferecidos pelos bancos ou instituições.

Por isso, como saber a hora de optar pela antecipação de recebíveis?

Quais empresas podem antecipar recebíveis?
Fonte: Envato

Esta é uma pergunta que todos os gestores precisam fazer. Muitos fatores devem ser levados em consideração antes de optar pela antecipação de recebíveis. Entre as principais considerações, podemos destacar:

Quando se trata de financiamento, há uma série de fatores que devem ser considerados antes de se optar pelo pré-pagamento de recebíveis. A empresa deve determinar o grau de risco envolvido no negócio e a capacidade de se recuperar por outros meios, caso isso não aconteça.

Além disso, é interessante pensar e saber bem sobre o conceito e o funcionamento do processo de antecipação de recebíveis, já que ele permite um desafogo econômico para as companhias e uma boa opção financeira para antecipar o pagamento de certas contas que precisam ser pagas para o funcionamento da empresa, como o contrato com fornecedores.

Tenha disciplina na hora de usar o capital de giro da empresa
Fonte: Freepik

Quais empresas podem antecipar recebíveis?

As empresas que antecipam contas a receber têm maior chance de obter lucro. Elas têm se mostrado mais lucrativas do que as empresas que não tomam esta atitude por falta de conhecimento do seu conceito ou até mesmo da própria finança interna da empresa.

Uma dúvida muito comum nestes casos e que pode influenciar essa decisão é não saber quais empresas podem optar pela antecipação de recebíveis. Neste sentido, vale informar que absolutamente empresas de todos os setores podem tomar esta decisão.

Principalmente em momentos em que houver a necessidade de incrementar o fluxo de caixa e movimentar o ainda mais o capital de giro da sua empresa para manter com as obrigações de pagamentos com fornecedores.

Afinal, como uma empresa pode funcionar se não conseguir manter o contrato de pagamento pelos produtos e serviços prestados pelos fornecedores?

Como funciona o empréstimo com garantia
Fonte: Envato

Como a antecipação de recebíveis pode ajudar no relacionamento entre empresa e seus fornecedores?

Melhorar o relacionamento com os fornecedores pode ser uma tarefa desafiadora. Uma das maneiras de fazer isso é pagando antecipadamente os recebíveis da sua empresa.

O processo de pré-pagamento de recebíveis de empresas não é uma novidade. Pode parecer um processo complicado, mas, na realidade, esse método é bastante simples. O processo começa quando o fornecedor recebe um pagamento adiantado que cobre toda a sua reclamação pendente contra a empresa.

Esse método garante que as empresas mantenham um bom relacionamento com seus fornecedores, já que garante um bom histórico de ainda mais credibilidade como bom pagador. Este relacionamento é essencial para o bom funcionamento da empresa, já que a mesma necessita dos serviços e produtos dos fornecedores para continuar seu trabalho de maneira normal.

O poder de negociação está entre os benefícios do capital de giro
Fonte: Freepik

Um exemplo claro é uma empresa de alimentação, que precisa pagar pela matéria-prima para a criação dos pratos e lanches, além dos produtos como guardanapos e canudos.

Se o pagamento não for feito, a relação entre ambas as partes pode se desgastar, afetando diretamente o fluxo de caixa da empresa e diminuindo ainda mais a qualidade do serviço prestado.

Por que a antecipação de recebíveis é perfeita em momentos de crise para as empresas e fornecedores?

Em tempos de crise, é importante que as empresas não apenas sobrevivam, mas também prosperem. Uma forma de o fazer é certificar-se de que têm dinheiro suficiente em caixa.

Uma maneira de fazer isso é pagando antecipadamente suas contas a receber. Isso evita que sua empresa tenha uma dor de cabeça ou um fardo extra em tempos de falta de dinheiro.

A crise que começou em 2008, por exemplo, teve um efeito significativo no setor financeiro e, portanto, nos negócios em todo o mundo. Isso causou muita confusão e incerteza, o que tornou difícil para as empresas planejarem seu futuro. Eles também acharam difícil pedir dinheiro emprestado aos bancos, pois ainda estavam se recuperando dos efeitos da crise.

Empréstimo e Financiamento como Linha de Crédito
Fonte: Envato

Neste cenário, a antecipação de recebíveis é perfeita para empresas durante as crises, pois proporciona um aumento de caixa instantâneo. Isso pode servir como um amortecedor quando surge um estresse inesperado, como interrupções na cadeia de abastecimento, mudanças nos custos, entre outros fatores.

A vantagem da antecipação de recebíveis é que podem ser pagos integralmente à empresa sem riscos de estoque, fornecedores ou matéria-prima. Nesse cenário, as empresas não estão expostas a nenhum risco financeiro ou operacional, desde que seus recebíveis sejam pagos antecipadamente.

North Finance | Empresa de Antecipação de Recebíveis;

Conheça os serviços da North Soluções Financeiras

Agora que você já sabe mais sobre as principais diferenças entre a antecipação de recebíveis e empréstimos empresariais e está em busca de serviços como antecipação de recebíveis ou diferentes linhas de crédito para a sua empresa, conte com a North Soluções Financeiras.

Nossa empresa de antecipação de recebíveis conta com toda a segurança necessária para arcar com as despesas fixas e variáveis da sua empresa para te ajudar a movimentar o caixa e valorizar o capital de giro da sua companhia.

Além deste serviço de antecipação de recebíveis, ainda contamos com Recuperação de Ativos, Antecipação de Contratos, Antecipação de Fornecedores e Capital de Giro.

Nós possuímos um grande portfólio de produtos elaborado para impulsionar o crescimento de empresas de diversos segmentos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e sobre a missão da nossa empresa.