image em destaque image em destaque

A solução que sua empresa precisa está aqui!

Selecione um dos recursos abaixo e aumente o desempenho da sua empresa.

Diferença entre Factoring e FIDC’s

Qual é a diferença entre Factoring e FIDC’s? Ambas as operações comerciais e financeiras são muito utilizadas por empreendedores de diversos ramos, mas acabam gerando muitas dúvidas para muitos que estão ingressando ou não estão acostumados com novas operações de mercado. Em artigos anteriores, presentes no nosso blog, falamos bastante sobre o que são os […]

Publicado: 9 maio 2022

Factoring e FIDC's diferença

Qual é a diferença entre Factoring e FIDC’s? Ambas as operações comerciais e financeiras são muito utilizadas por empreendedores de diversos ramos, mas acabam gerando muitas dúvidas para muitos que estão ingressando ou não estão acostumados com novas operações de mercado.

Em artigos anteriores, presentes no nosso blog, falamos bastante sobre o que são os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) e, dessa vez, acreditamos que seja muito importante disseminar o conhecimento sobre outra operação financeira, o Factoring, ou fomento mercantil.

Por isso, neste artigo, confira qual é a diferença entre Factoring e FIDC’s. Leia nosso artigo exclusivo logo abaixo e saiba mais a respeito do tema. Para se aprofundar ainda mais no setor, não perca as novidades do nosso blog.

Diferença entre Factoring e FIDC’s
Fonte: Envato

Diferença entre Factoring e FIDC’s

A principal e mais notável diferença entre as duas operações financeiras é o fato de que o Factoring só pode ser realizado com um capital próprio e, ao mesmo tempo, o FIDC permite que o investimento tenha o uso de investidores qualificados.

O conceito de Factoring se relaciona diretamente como um tipo de operação caracterizada pela aquisição de direitos de créditos de recebíveis a prazo. Neste caso, a compra é realizada à vista e com alto índice de juros.

Esta operação é essencial em casos onde se busca liquidez financeira de maneira rápida para pequenas e microempresas, sendo completamente diferente de operações realizadas por bancos e instituições financeiras.

Factoring e FIDC's diferença
Fonte: Envato

Por outro lado, os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) são tipos de fundos ligados ao investimento em direitos de créditos de uma empresa, contando ainda com direitos aos fluxos de caixa e lucros posteriores.

Este tipo de operação é usada por muitos investidores que desejam proteger e tornar mais segura a exposição ao risco ou, além disso, quem busca adquirir uma participação acionária na empresa subjacente. O fundo costuma receber o investimento de um gestor que decidirá qual estratégia adotar com base nas condições e tendências do mercado financeiro.

Em geral, estes fundos têm um perfil de risco menor do que outros tipos de investimentos, pois não dependem da oscilação do preço das ações. Falando especificamente do Factoring, a ideia desta operação é dar continuidade e auxiliar a prestação de serviços em diversas áreas, se destacando a prestação de serviços a pequenas e médias empresas; segurança contra a falta de pagamentos pelos devedores e o suprimento de todos os recursos.

Factoring e FIDC'S quais são as diferenças?
Fonte: Envato

Além disso, o Factoring também é muito utilizado para firmar alianças com empresas e investidores interessados no crescimento de pequenas companhias.

Enfim, são duas operações muito comuns no mercado financeiro e que podem ajudar muito as empresas. No entanto, para isso acontecer de maneira assertiva, é essencial que se entenda sobre as características de cada uma para saber qual utilizar.

Ao compreender sobre cada uma delas, é possível fazer um planejamento financeiro completo da empresa e, ainda, entender como proceder em momentos de crise interna ou até mesmo crise no setor.

North Finance | Empresa de Antecipação de Recebíveis

Conheça nossos serviços

Agora que você já sabe mais sobre a Diferença entre o Factoring e FIDC’s, conte com a North Soluções Financeiras.

Nossa empresa de antecipação de recebíveis conta com toda a segurança necessária para arcar com as despesas fixas e variáveis da sua empresa para te ajudar a movimentar o caixa e valorizar o capital de giro da sua companhia.

Além deste serviço de antecipação de recebíveis, ainda contamos com Recuperação de Ativos, Antecipação de Contratos, Antecipação de Fornecedores e Capital de Giro. 

Nós possuímos um grande portfólio de produtos elaborado para impulsionar o crescimento de empresas de diversos segmentos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e sobre a missão da nossa empresa.