Como é Constituído um FIDC?
Cabe aos administradores da instituição financeira constituírem o fundo e realizar sua captação de recursos através da venda de cotas para investidores. Dentro dos FIDCs, podemos mencionar os seguintes: Administrador: trata-se do administrador do FIDC; Cotistas: por sua vez, são os investidores do FIDC. Cedente: é a empresa que vende os direitos creditórios; Custodiante: que é a instituição […]
Publicado: 9 mar 2021

Cabe aos administradores da instituição financeira constituírem o fundo e realizar sua captação de recursos através da venda de cotas para investidores. Dentro dos FIDCs, podemos mencionar os seguintes:
- Administrador: trata-se do administrador do FIDC;
- Cotistas: por sua vez, são os investidores do FIDC.
- Cedente: é a empresa que vende os direitos creditórios;
- Custodiante: que é a instituição responsável pelo controle dos valores a receber do fundo e pela custódia;
- Estruturadores: trata-se da instituição financeira que organiza e estrutura o processo como um todo.
Todos os FIDCs possuem um regulamento próprio que constitui toda a política de investimentos do fundo, determinando todos os critérios que compõem a carteira, especificando toda a sua diversificação, riscos presentes no mercado, no crédito etc. Basicamente, este regulamento prevê em quais setores o fundo irá atuar.
Quais são os tipos de FIDCs?
Com relação aos créditos que compõem suas carteiras, os FIDC podem ser classificados em dois tipos: padronizados ou não-padronizados (“FIDC-NP”).
- Padronizados: só podem aplicar seu patrimônio em direitos creditórios que não apresentem um risco elevado ou natureza incerta, como: recebíveis comerciais e financeiros, duplicatas, cheques, notas promissórias, CRI, CCI, contratos de empréstimos e prestação de serviço.
- Não-padronizados (FIDC-NP): podem aplicar seu patrimônio em todos os ativos que compõem a modalidade padronizada. Porém podem adquirir outros de maior risco, como: direitos creditórios vencidos e não pagos; originados de empresas em processo de recuperação judicial ou extrajudicial; que resultem de ações judiciais em curso ou que constituam seu objeto de litígio; e de existência futura e montante desconhecido, desde que emergentes de relações já constituídas, entre outros.
Quem pode investir em um FIDC?
Os FIDCs são uma opção de investimento do tipo Renda Fixa e possui alta rentabilidade e costuma ser oferecida aos investidores experientes e qualificados, visto sua complexidade.
Dentre eles:
- Profissionais investidores
- Investidores certificados pela CVM para registro de agentes autônomos, consultores de valores mobiliários, administradores de carteira ou analistas.
- Clubes de investimentos geridos por investidores experientes.
- Pessoa física ou jurídica com investimentos superiores a R$ 1 milhão, comprovados.
Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Oi, Amanda! Tudo bem?
Agradecemos pelo elogio. Fique atenta, pois sempre teremos novas atualizações!
Atenciosamente, North Soluções Financeiras.
Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.