image em destaque image em destaque

A solução que sua empresa precisa está aqui!

Selecione um dos recursos abaixo e aumente o desempenho da sua empresa.

7 dicas de como manter o capital de giro saudável

Existe uma tendência no mundo corporativo de as empresas se tornarem mais enxutas e eficientes. No entanto, isso levou à negligência de uma gestão de capital eficaz. Um capital de giro saudável é importante por muitas razões. Por um lado, permite que as empresas cumpram com as suas obrigações; diminui sua exposição ao risco; e […]

Publicado: 19 jan 2022

Explicando o que é Capital de Giro

Existe uma tendência no mundo corporativo de as empresas se tornarem mais enxutas e eficientes. No entanto, isso levou à negligência de uma gestão de capital eficaz.

Um capital de giro saudável é importante por muitas razões. Por um lado, permite que as empresas cumpram com as suas obrigações; diminui sua exposição ao risco; e isso os ajuda a serem mais lucrativos.

De acordo com um estudo da The Economist Intelligence Unit, o capital de giro saudável pode aumentar a receita em 16% e os lucros em 14% quando comparado com empresas com baixo capital de giro.

7 dicas de como manter o capital de giro saudável
Fonte: Envato

Além disso, um capital de giro saudável aumenta a chance de sucesso a longo prazo porque pode ajudar a minimizar os riscos de lançamento no mercado que surgem quando se inicia uma pequena empresa do zero.

No artigo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre como manter o capital de giro saudável em 7 dicas super simples e interessantes. Quer saber mais? Então confira o nosso novo conteúdo logo abaixo e não perca nossos demais artigos no blog.

7 dicas de como manter o capital de giro saudável

O capital de giro é o montante de caixa que uma empresa possui para pagar suas obrigações de curto prazo, como despesas normais, folha de pagamento e estoque.

Uma empresa precisa de um capital de giro saudável para funcionar sem problemas. Quando o capital de giro é muito baixo, isso pode levar a muitos problemas financeiros para as empresas.

Abaixo, nós separamos as 7 principais dicas de como manter o capital de giro saudável. Confira:

Explicando o que é Capital de Giro
Fonte: Envato

Planejamento

O planejamento é uma habilidade fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa. Um bom plano pode ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro a longo prazo.

Ao planejar, é importante identificar seus gatilhos e suas ações. Em seguida, você determina quais ações são mais importantes e precisam ser realizadas primeiro.

Planejamento é essencial
Fonte: Envato

Revisar e entender os custos da empresa

As empresas precisam entender seus custos de negócios e revisar o capital de giro para se certificar de que é saudável.

Para manter o capital de giro saudável, as marcas precisam estar cientes de seus padrões de gastos e como eles afetam o montante de dinheiro em caixa.

É importante que a equipe de gerenciamento de custos de uma empresa passe por verificações periódicas para garantir que eles estejam bem informados sobre o que está acontecendo com as finanças da empresa. Isso pode ser feito conduzindo uma análise financeira ou revisando seus dados recentes.

Revisar e entender os custos da empresa
Fonte: Envato

Saber como calcular o capital de giro da marca

A forma mais comum para as empresas calcularem o capital de giro é subtraindo o passivo circulante do ativo circulante. Se uma empresa tiver $100.000 em passivos e $50.000 em ativos, a empresa terá $50.000 em capital de giro.

Essa fórmula leva em consideração todas as despesas normais que as empresas incorrem a cada mês, como contas e aluguel. Se você está calculando para o capital de giro de sua própria empresa, pode considerar o uso desta fórmula.

Saber como calcular o capital de giro da marca
Fonte: Envato

Negociar com seus fornecedores

A negociação com fornecedores é uma das competências mais importantes no mundo dos negócios. Ajuda a melhorar seu capital de giro e aumentar seus lucros.

Em muitas ocasiões, a cadeia de suprimentos de uma empresa pode dificultar o gerenciamento do fluxo de caixa. Isso pode ser especialmente prejudicial quando uma empresa está trabalhando com itens de alto valor, como metais preciosos ou pedras preciosas.

Nesses casos, pode ser um desafio negociar preços com fornecedores e manter um capital de giro saudável. Para manter seu fluxo de caixa saudável e evitar o gerenciamento de negociações difíceis, siga estas dicas para negociar de forma eficaz com os fornecedores.

Negociar com seus fornecedores
Fonte: Envato

Acompanhe diariamente seu estoque para ter o capital de giro saudável

Um estoque é uma lista de mercadorias, materiais, mercadorias em trânsito e mercadorias acabadas. A lista de produtos normalmente inclui os itens comprados e os itens que estão disponíveis para venda.

O inventário também pode incluir informações sobre itens em processo. É importante rastrear o estoque porque ajuda a saber exatamente quais suprimentos estão disponíveis e quando serão necessários

Rastrear seu estoque diariamente ajudará você a saber o tamanho do seu negócio e quanto capital de giro ele possui. Existem muitas maneiras de rastrear seu estoque, mas a mais simples é fazer isso usando códigos de barras em seus produtos.

Um código de barras é uma representação de dados legível por máquina, como UPC, ISBN ou outro identificador semelhante, que pode ser lido por um scanner óptico.

O que é Capital de Giro para a empresa?
Fonte: Envato

Tenha disciplina

Para atingir um equilíbrio saudável e aumentar o capital de giro, é importante que a empresa controle seus gastos. Também é vital saber quando aumentar ou diminuir o orçamento.

Ou seja, para construir um equilíbrio saudável, é essencial que o proprietário da empresa tenha alguma disciplina financeira. Alguns empresários ficam sobrecarregados com seu próprio dinheiro e o usam à vontade, sem pensar onde podem cortar custos.

Nesses casos, medidas drásticas precisam ser tomadas para que eles economizem algum dinheiro e consigam acompanhar suas despesas e atividades geradoras de receita.

Como fazer o cálculo do capital de giro?
Fonte: Freepik

É importante para empresas que operam com orçamentos apertados que mantenham a disciplina com seus hábitos de gastos para que possam ter um capital de giro eficaz.

Até porque, a chave para vencer nos negócios é ter um capital de giro saudável. Quando o seu capital de giro é saudável, você pode desenvolver e fazer crescer o seu negócio.

Quando as empresas têm capital de giro suficiente, elas conseguem expandir as operações e atingir mais clientes com o mesmo nível de recursos. No entanto, quando elas não têm capital de giro suficiente, seu potencial de crescimento é limitado.

Logo, para ter o capital de giro de sua empresa saudável, você precisa ser disciplinado. Isso significa que você deve se certificar de que seu dinheiro não está sendo gasto em itens desnecessários.

Empréstimo com garantia
Fonte: Envato

Saiba identificar gastos extras na empresa para ter o capital de giro saudável

Despesas extras são aquelas que não fazem parte do custo operacional normal da empresa e têm impacto significativo no capital de giro da empresa.

Infelizmente, muitas empresas não sabem como identificar essas despesas extras. Como resultado, essas despesas extras são frequentemente negligenciadas como tendo um impacto negativo nos resultados financeiros da companhia.

Essas despesas extras são uma fonte de perigo que pode ter um grande impacto em seu capital de giro. Saber identificar essas fontes é o primeiro passo para evitar despesas extras e economizar dinheiro.

Elas incluem pagamentos de aluguel, equipamentos, estoque e licenças de software, entre outras. Essas despesas podem ser identificadas rastreando seus números no departamento de contas a receber da empresa ou usando relatórios contábeis do cotidiano.

Antecipação de Recebíveis para a sua empresa
Fonte: Envato

Como o capital de giro se tornou essencial para o crescimento saudável de uma empresa em tempos de crise?

Capital de giro é o total de recursos líquidos à disposição de uma empresa para financiar suas operações e manter suas atividades. Em tempos de crise, é importante que as empresas tenham capital de giro adequado para sobreviver.

A importância do capital de giro aumentou com o crescimento da globalização e o avanço da tecnologia. Hoje, ele faz parte da gestão financeira. Ele garante que as empresas tenham fundos suficientes para atender às suas despesas contínuas, sem comprometer o fluxo de caixa.

Para construir um modelo de crescimento saudável e garantir a sustentabilidade em tempos de crise, as empresas devem manter um capital de giro saudável para que tenham recursos suficientes quando necessário, como já destacamos neste mesmo artigo de logo acima.

Qual é a taxa média de antecipação de recebíveis?
Fonte: Envato

Definir o pró-labore com atenção é essencial para um capital de giro saudável

O pró-labore é um conceito importante na gestão de capital. É o termo usado para descrever o nível de passivos incorridos por uma empresa para cada unidade de patrimônio líquido.

As despesas com pró-labore podem ser um obstáculo ao desempenho financeiro de uma empresa; portanto, se forem muito altas, gerenciá-las com eficácia pode ser crucial para o sucesso a longo prazo.

As despesas pro labore são diferentes do lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA), pois constituem uma parte do que as empresas gastam em cada período, enquanto o EBITDA é uma métrica operacional que combina o lucro antes dos juros com as despesas operacionais para medir o desempenho de uma empresa durante um período de tempo.

Pontos positivos da Antecipação de Recebíveis
Fonte: Envato

Como a antecipação de recebíveis pode ajudar a melhorar o capital de giro da empresa

A antecipação de recebíveis, serviço que oferecemos na North Finance, é uma ótima maneira de melhorar o capital de giro. Eles permitem que as empresas faturem seus clientes por serviços e mercadorias antes que o cliente realmente pague por eles, reduzindo assim o risco de inadimplência.

A antecipação de recebíveis também pode ajudar com problemas de fluxo de caixa, permitindo que a empresa pague os fornecedores em dia, sem ter que esperar o pagamento dos clientes.

Por exemplo, se uma empresa pagou $10.000 pelo trabalho realizado para concluí-lo em um mês, ela pode pagar antecipadamente a seus fornecedores e receber $10.000 pelo trabalho realizado no final do mês, em vez de esperar até que eles sejam pagos pelos clientes, o que pode demorar demais.

Linha de Crédito para Capital de Giro
Fonte: Envato

Para a sua empresa crescer e se firmar no mercado, é essencial entender bem suas finanças

As finanças são um dos aspectos mais importantes de uma empresa. Muitas empresas contam com departamentos financeiros para ajudá-los em suas tarefas relacionadas a finanças.

No entanto, devido a orçamentos e recursos limitados, esse trabalho muitas vezes recai sobre os membros da equipe encarregados de administrar as finanças, que podem não ter experiência ou habilidades suficientes.

O departamento financeiro é um dos departamentos mais importantes de uma empresa. É fundamental que a companhia se concentre nas finanças para crescer e se firmar no mercado.

Antecipação de recebíveis também pode ser uma solução para a sua empresa
Fonte: Freepik

O tópico de finanças surge com frequência para proprietários de empresas, mas a maioria deles tem dificuldade em entender suas finanças e como administrar bem seu dinheiro. Eles têm dificuldade em controlar suas despesas e receitas; é aqui que um software de gerenciamento financeiro pode ajudar.

Existem três áreas principais nas quais você pode avaliar as capacidades estabelecidas de um departamento financeiro:

  • Orçamento e previsão;
  • Planejamento e análise financeira;
  • Gestão de riscos, conformidade e ética.

Contanto que seu departamento financeiro domine essas três áreas, é seguro para você, como proprietário de uma empresa, saber que eles serão mais do que capazes de lidar com todas as

Assim, para se destacar no mundo dos negócios, é preciso saber o que você tem e o que precisa. A gestão financeira é uma competência importante que uma empresa deve ter se pretende crescer e estabelecer-se no mercado.

À medida que uma empresa cresce, sua receita precisa ser bem administrada. Mas, com tantas receitas entrando, a tarefa de gerenciá-las se torna difícil. Um gerente financeiro pode atuar como diretor financeiro de uma empresa e fornecer orientação sobre diferentes fluxos de receita.

North Finance | Empresa de Antecipação de Recebíveis;

Entre em contato com a North Soluções Financeiras

Agora que você já sabe mais sobre as principais dicas de como manter seu capital de giro saudável e o que é este conceito, está na hora de investir mais na sua empresa e melhorar ainda mais sua capacidade econômica para momentos de crise e impulsionar ainda mais o posicionamento e credibilidade da sua empresa no mercado. Para isso, conte com a North Soluções Financeiras.

Portanto, nossa empresa de antecipação de recebíveis pode ajudá-lo a gerenciar as contas a receber do seu negócio por meio de poderosas ferramentas financeiras e soluções de financiamento.

Além disso, conte com um corpo jurídico que trata seu processo de perto, aliado à tecnologia de ponta que a North oferece. Nós ainda contamos com Antecipação de Recebíveis, Antecipação de Contratos e Antecipação de Fornecedores.

Nós possuímos um portfólio de produtos que visam impulsionar o crescimento de empresas de variados setores.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos principais serviços e sobre a missão da nossa empresa. Também não deixe de acompanhar nosso blog para mais informações sobre o mundo financeiro, já que são relevantes para entender bem o processo de crescimento das empresas.