image em destaque image em destaque

A solução que sua empresa precisa está aqui!

Selecione um dos recursos abaixo e aumente o desempenho da sua empresa.

:

Conte com a ajuda de um especialista North.

Como podemos chamá-lo?

Informe abaixo

Estamos quase no fim...

Informe-nos como podemos entrar em contato

Obrigado! Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato.

4 Dicas para equilibrar o fluxo de caixa da sua empresa.

O fluxo de caixa é um dos componentes mais importantes de uma empresa e passar por períodos de escassez pode gerar problemas de maior complexidade para as organizações.  Quando os valores que saem são maiores que os que entram, faz com que as companhias não tenham o suficiente nos momentos precisos para cobrir despesas inevitáveis […]

Publicado: 2 jul 2021

O fluxo de caixa é um dos componentes mais importantes de uma empresa e passar por períodos de escassez pode gerar problemas de maior complexidade para as organizações. 

Quando os valores que saem são maiores que os que entram, faz com que as companhias não tenham o suficiente nos momentos precisos para cobrir despesas inevitáveis de qualquer organização.

Essa é uma situação que está sujeita à qualquer empresa que não possui uma estratégia bem definida para colocar em ação e evitar períodos de dificuldade financeira e isso é bastante comum. 

Para te ajudar nessa questão, a North separou 4 dicas essenciais para você e sua empresa:

1. Negocie prazos mais longos com seus fornecedores.

Com mais prazo para paga-los, você consegue o fôlego que precisa para equilibrar tudo. Quando eles estão em datas muito próximas, seu desempenho pode ser prejudicado. Por isso a necessidade de manter bom relacionamento com os fornecedores para que eles viabilizem prazos mais flexíveis.

2. Planeje tudo

Planejamento é essencial para não dar passos maiores do que você pode. Principalmente quando se trata das finanças da sua empresa. Planeje os gastos, compras e encaixe tudo com as datas mais coerentes para você e para as suas necessidades. 

3. Analise o cenário constantemente

Acompanhar sempre o que acontece, o que entra e o que sai da sua empresa é uma excelente forma de não se perder, gerenciando os riscos e enxergando o desempenho real da sua empresa. 

Manter essas análises constantemente é também uma forma de fazer projeções realistas para o futuro, permitindo com que você desenvolva uma visão mais clara sobre os fatores que influenciam o seu negócio.

4. Antecipe seus recebíveis

Antecipação de recebíveis, ao contrário do que alguns pensam, não serve apenas para ajudar empresas que estão em situações mais complicadas, mas também para empresas que estão bem estruturadas, mas com projetos longos para elaborar no curto prazo. Com essa modalidade, você também evita a inadimplência dos seus sacados.

Receber em 5 dias ao invés de 30 ou 60 é muito melhor, porque torna o fluxo de caixa da sua empresa mais elástico até mesmo para lidar com imprevistos. Importante consultar taxas e buscar uma consultoria que te atenda com mais flexibilidade.

Além de receber mais rápido, o risco de inadimplência fica com quem assegurou a operação pra você. Desse modo, segurança também é um dos benefícios. 

Por fim, seguir esses passos básicos são essenciais para manter a saúde das operações financeiras da sua empresa. 

Ficou alguma dúvida? Fale com a North!